Texto
Escola de Música
Curso de Licenciatura em Música
Professora: Catarina Aracelle
Aluno: Máximo José
FICHAMENTO
A produção de conhecimento em Educação Musical no Brasil: balanço e perspectivas
Sabe-se que o tema sobre a educação musical abordado aqui no Brasil está cada vez mais vigente e em ascensão. O texto aborda e analisa a ascensão destas novas tendências em pesquisas e abordagens sobre a educação musical. Colocando em pauta temas intrínsecos e emergentes de constantes discussões.
Importa considerar as políticas educacionais, tanto no âmbito nacional como local, situando a diversidade sociocultural e as desigualdades; observar as práticas musicais nos âmbitos familiares e escolares; examinar o “instituído” e o “instituinte” nas escolas, as alternativas paralelas (ditas informais) de Educação Musical, as novas formas organizacionais e concepções em torno da Educação Musical e processos que recriam as experiências anteriores; considerar a construção das bases para o funcionamento de modelos mais flexibilizados de currículo, em meio a parâmetros ordenadores.
“Primeiramente, que a produção de conhecimento em Educação Musical é sempre decorrente de um olhar sobre um campo: segundo uma ou outra perspectiva que se tome no processo de reflexão, estabelecemos”.
Fronteiras (o que um campo cobre, o que exclui, toma como centro), formulamos perguntas, produzimos um discurso. Que a produção de conhecimento em Educação Musical se nutre de teorias oriundas da psicologia, sociologia, filosofia, comunicação, história, antropologia e outros campos, como perspectiva para a análise de processos educativos; e se nutre das imbricações de uma sócia antropologia, de uma psicologia social etc, mas vai também construindo um corpus específico, a partir da reflexão sobre as práticas.”
“Num balanço das direções e dimensões da produção de conhecimento em Educação Musical no Brasil de 2000 a 2002, constata-se o aumento do