REVIS O Teoria Politica
Platão: A reflexão política de Platão está associada a sua teoria do conhecimento, a busca da verdade que culmina na ideia de bem.
O verdadeiro conhecimento só é atingido com uma atitude de estranhamento em relação a tudo que se assenta na opinião comum.
O pensamento político é a ideia de bem que é o ápice do conhecimento. É preciso organizar a cidade por meio de leis e instituições essencialmente boas e justas.
Platão observa os sistemas políticos existentes a acreditar que eles seguem um ciclo constante. Este ciclo é marcado pela decadência desses sistemas solapados pela corrupção.
A república de Platão concebe a organização política adequada aquela que é isenta de conflito.
Aristóteles: Discute a origem do Estado (Sociedade Política) e revela que tal origem remonta as leis naturais. O Estado então teria um sentido orgânico, ou seja, constitui um todo que dá sentido as suas partes integrantes. O indivíduo não é um ser autônomo, mas depende da totalidade social.
- Formas de governo:
º Realeza = Poder exercido por um único individuo [e justa, pois este vista o interesse geral. A tirania é uma forma degenerada, pois o tirano preocupa-se apenas com os interesse privados.
º Aristocracia=
º Republica=
Aristóteles é diferente d e Platão, pois não concebe uma única forma de poder político com sendo verdadeira e justa. Argumenta que em tese a republica, que permite a participação de muitos, que possuem virtudes, e são a maioria, ao invés de um único homem ou um pequeno grupo.
Stº Agostinho= Considera a necessidade do poder politico e, por tanto, do Estado, uma consequência do pecado original. A formação da sociedade é um meio pelo qual os homens buscam amenixzar os efeitos da corrupção originada pela queda de Adao e Eva. Rejeita a noção de sociabilidade natural dos homens e também não discute se as formas de governo são justas ou injustas, pois para ele, tendo em vista as afirmações anteriores, todas seriam injustas.
Os argumentos têm algumas implicações,