Texto
Conforme definição de Camacho (2001), “Sistema construtivo: um processo construtivo de elevado nível de industrialização e de organização, constituído por um conjunto de elementos e componentes inter-relacionados e completamente integrado pelo processo.” Conforme tal definição, o sistema construtivo é o processo no qual envolve diversos elementos, todos voltados para a mesma linha de raciocínio para chegar a um resultado satisfatório.
No cenário atual de crescimento na construção civil, e a busca incessante pela redução de custo, tem motivado as construtoras a estudarem inovações tecnológicas. Tais estudos resultam na implantação e racionalização de diferentes sistemas construtivos.
A alvenaria estrutural e usada desde a antiguidade, porem hoje alcança maior racionalização sistêmica do processo, onde os projetistas compatibilizam os demais subsistemas: instalações, caixilharia, estruturas, vedações, tornando sua produção altamente industrializada permitindo ainda a redução da utilização de formas, armaduras e produção excessiva de entulhos.
Uma obra de alvenaria bem planejada destaca-se pela total ausência de “rasgos “nas paredes para as instalações elétricas e hidro sanitárias e também pela inexistência de retalhos.
Com isso, pode-se concluir que a metodologia da alvenaria estrutural, quando usada de forma correta com integração total entre as partes envolvidas e, respeitando suas restrições é um método bastante ágil, limpo e lucrativo de se construir.
No presente trabalho de pesquisa buscou-se abordar o processo de execução da alvenaria em condomínios residenciais multifamiliar horizontal, que na região de Sorocaba tem encontrado crescimento na oferta e procura, dessa forma, demanda o crescimento sistemático de nova tecnologia na construção civil.
Buscou-se ainda, estudar os métodos de controle tecnológicos para garantir a qualidade das construções.
1.1.