Texto
A seguir você verá alguns exemplos sobre Ordenamentos Jurídicos e a importância das leis e suas sanções para ajudar o bem estar comum em sociedade, mas na busca de uma definição do Direito, a norma jurídica, em si, não é suficiente para defini-lo, portanto é necessária a perspectiva do Ordenamento Jurídico para fazê-lo.
2. TEORIA DE ORDENAMENTO JURÍDICO
A estrutura apresentada por Norberto Bobbio se enquadra á nossa atualidade. Pois leis sem aplicações de sanções só são eficazes em pessoas que tem a sensibilidade do direito de seu próximo, convívio em sociedade, não dependendo da penalização para respeitar. Se a sociedade fosse como citada anteriormente, algumas poucas regras seriam mais do que o suficiente para um ótimo relacionamento entre todos, porém ao contrário disso a partir do momento que é necessário que o homem tenha que dividir espaço com outros, automaticamente se inicia uma série de conflitos, que é algo inevitável até então, porém a forma que buscam a resolução sempre será seu favor e nunca olham como um todo, e isso infelizmente é algo natural de todo ser humano, e devido a isso existe uma vasta necessidade de normas para a sociedade.
2.1 Exemplos de ordenamento jurídico
A grande parte dos seres humanos respeitam os direitos de outrem devido ás penalidades impostas caso os mesmos sejam violados, e mesmo assim muitos acabam ignorando nossa legislação por terem certezas de impunidades. Um exemplo claro disso é a menoridade penal citada no art. 5° do nosso código civil, muitos jovens até dezessete anos de idade usam dessa lei para seu favor particular em prol de prejudicar outros através da criminalidade.
Referente a falta de temor sobre a nossa legislação, temos como exemplo claro a imprudência referente à lei seca, mesmo sendo proibido o consumo de bebidas alcoólicas juntamente a direção de um automóvel, 65% dos acidentes causados no trânsito envolve motoristas altamente alcoolizados, mesmo sendo um crime o número