Texto
QUE APRENDEU A SER FELIZ
UMA SEMENTINHA , CARREGADA PELO VENTO CAIU VOANDO DE UMA FLORESTA.
A TERRA , ALI, ERA BEM FOFINHA.
ALGUNS RAIOS DE SOL ILUMINAVAM E AQUECIAM A TERRA.
TUDO ISSO FEZ COM QUE A SEMENTINHA GERMINASSE, SURGINDO ASSIM UMA PLANTINHA.
A PLANTINHA COMEÇOU A CRESCER BEM DEPRESSA. TÃO DEPRESSA, QUE LOGO FICOU MAIS ALTA QUE AS ÁRVORES QUE ESTAVAM ALI.
POR ISSO, ELA COMEÇOU A SE ACHAR MUITO IMPORTANTE E VIVIA DIZENDO: _CUIDADO, DIZIA UMA DAS ÁRVORES. SE VIER UMA TEMPESTADE, A PRIMEIRA A SER ATINGIDA POR UM RAIO SERÁ VOCÊ. _IMAGINE SÓ, ALTA E FORTE COMO SOU, NADA ME ATINGIRÁ!_ ELA RETRUCAVA. OUTRA ÁRVORE, QUE JÁ HAVIA VIVIDO MUITOS ANOS, TAMBÉM DIZIA: _ NÃO SE ORGULHE TANTO! SE O HOMEM APARECER POR AQUI COM SEU MACHADO, É A VOCÊ QUE ELE VERÁ PRIMEIRO!
ACREDITANDO QUE NADA LHE ACONTECERIA, ELA PENSAVA: _ORA, ELAS ESTÃO É COM INVEJA DA MINHA BELEZA.
TODOS OS ANIMAIS QUE POUSAVAM EM SEUS GALHOS ELA ESPANTAVA OS, DIZENDO: -CHÔ...CHÔ... NÃO QUERO QUE FAÇAM NINHOS EM MEUS GALHOS. TAMBÉM NÃO QUERO INSETOS VOANDO. ESTES PÁSSAROS PODEM SUJAR MEUS GALHOS. SUAS FLORES FICAVAM SEM SER POLINIZADAS PELOS PÁSSAROS E INSETOS.
A ÁRVORE PARECIA FELIZ. MAS, SECRETAMENTE SOFRIA, PORQUE AS FLORES QUE ENFEITAVAM SEUS GALHOS NA PRIMAVERA, CAÍAM MURCHAS, SEM SE TRANFORMAREM EM FRUTOS. ELA NÃO SABIA QUE, PARA DAR FRUTOS, PRECISAVA DO AUXÍLIO DOS INSETOS, QUE LEVAVAM O PÓLEN DE UMA FLOR PARA OUTRA.
CERTO DIA, DURANTE UMA TEMPESTADE, ELA QUE ERA A MAIS ALTA, FOI ATINGIDA POR UM RAIO.
POBRE ÁRVORE! QUASE NÃO RESTOU NADA DELA!
PARECENDO ESTAR MORTA, SOFRIA POR TER PERDIDO SUA BELEZA . COM O PASSAR DO TEMPO, COMEÇOU A LEMBRAR DOS CONSELHOS DADOS PELAS ÁRVORES MAIS