texto
1- Marcos tem 10 anos e está na 4ª série do Ensino Fundamental. Não sabe ler nem escrever. Só faz cópias em letra de forma. Sua professora se queixa dos maus comportamentos de Marcos: é agressivo com os colegas, não fica muito tempo sentado e atrapalha as aulas fazendo micagem para chamar a atenção. Atribui à dinâmica familiar a causa desses problemas: a mãe trabalha o dia todo e não tem tempo para se dedicar e educar os filhos; o pai é alcoólatra e já esteve preso em razão de brigas. Marcos foi encaminhado para atendimento psicológico em um posto de saúde.
O psicólogo atento às novas concepções de fracasso escolar deverá priorizar:
A. A análise das práticas institucionais, buscando formas de intervir no cotidiano escolar responsável pela produção do fracasso escolar.
B. O atendimento da criança, realizando um psicodiagnóstico para detectar as causas emocionais desses comportamentos inadequados produtores do fracasso escolar.
C. Visita à escola, porque o problema pode estar na relação da professora com este aluno.
D. Atendimento familiar, pois o fracasso escolar deve ser um sintoma de uma dinâmica familiar conturbada.
E. Observação em sala de aula, para verificar o método de ensino, as estratégias e a didática da professora que não devem estar adequados ao perfil da criança.