texto
Autor: History Channel
Duração: 01:30min
Contar a História do Mundo em duas horas pode parecer uma missão impossível, mas o “History Channel” procurou alcançar essa proeza. O canal emitiu um documentário que resume em apenas 90 minutos a História dos 13,7 mil milhões de anos do Universo.
Desde o Big Bang até aos nossos dias, são transmitidos os principais marcos que importa conhecer sobre a História de tudo o quanto existiu e existe nos dias de hoje.
Ainda assim, "A História do Mundo em Duas Horas" traz um bom apanhado de acontecimentos.
Do Big Bang, a grande explosão que deu origem ao espaço-tempo, aos dias atuais, o programa passeia pelos momentos decisivos do mundo.
Não apresenta muita profundidade, mas dedica atenção o suficiente para que o espectador se informe minimamente e consiga posicionar cada acontecimento nesse quebra-cabeça que forjou a humanidade.
Com boas referências científicas, o documentário deixa bem claro como cada um dos eventos mostrados contribuiu para que os seres humanos dominassem a Terra.
E, se o contexto deixar alguma dúvida, a seleção das entrevistas mina qualquer problema de interpretação.
Com frases tão diretas quanto "para os humanos, a melhor coisa que os dinossauros fizeram foi morrer", a produção do canal History escalou um time de cientistas que vão direto ao ponto.
Este é um filme que parte do macro para o micro, dando a conhecer, em primeiro lugar, as condições de formação do Universo, das Galáxias, dos Sistemas Solares e dos planetas, para seguidamente se focar no surgimento da vida na Terra, realçando os aspetos geológicos, biológicos e civilizacionais que brotaram no planeta azul.
Apesar da sequência cronológica, o narrador aproveita todas as oportunidades para mostrar a interligação entre a História do Universo e a evolução humana. Por exemplo, se o ferro não tivesse sido criado no seio das estrelas, os livros atuais não poderiam