Resumo do livro: Como identificar o seu "eu" financeiro.
— Você precisa aprender a gastar menos do que ganha. E envolver a família, mostrando a importância do dinheiro.
Domingos ressalta que é comum as pessoas pensarem que economizar é apenas cortar os supérfluos.
— O que tem que ser visto são os excessos de diversos itens do cotidiano, como na conta de luz.
No segundo livro da coleção "Como identificar o seu ‘eu’ financeiro", o educador explica que a solução para o orçamento permanecer com as contas em dia nem sempre está no aumento de salário, mas em como a pessoa lida com o seu orçamento.
— Hoje a pessoa tem limite de cartão de crédito até quatro vezes maior do que o que ganha. Não há nada errado em ter crédito, mas são necessárias conscientização e reeducação financeira.
O sucesso financeiro não depende do quanto se ganha mas da forma como lidamos com os nossos rendimentos. As ações e escolhas que fazemos determinam o nosso "eu" financeiro. Diz Reinaldo Domingos.
Questões
1. Cite os três tópicos do “O mapa da mina” e comente a sua importância deste assunto com exemplos práticos.
a) Considere sempre a sua realidade – Nunca faça compras a longos prazos ou compras que custam uma grande parte do seu salário mensal
b) Reavalie o seu trabalho – Para se buscar um equilíbrio é necessário muitas vezes que se reavalie seu trabalho ou suas fontes de renda para buscar uma readequação.
c) Preparado para o futuro – Estabeleça metas e sonhos que deverão ser atingidos dentro da sua real situação financeira, além de se preparar para uma boa