texto
Aluno: Fernando Luiz S. Machado
Téc. Em Telecomunicações
Fotodiodo.
Encontramos sensores fotoelétricos numa infinidade de aplicações, indo desde sistemas de segurança, controle, máquinas industriais, equipamento médico e eletrônico embarcado. Existem hoje diversos tipos de sensores fotoelétricos que, pelas suas características se destinam a aplicações diferentes. Um tipo importante de sensor, encontrado em aplicações em que se exige alta velocidade e sensibilidade é o fotodiodo.
A finalidade de um sensor fotoelétrico é converter um sinal luminoso (luz ou sombra) num sinal elétrico que possa ser processado por um circuito eletrônico.
Nas aplicações eletrônicas atuais encontramos uma boa quantidade de tipos de sensores cujas características se prestam para determinadas finalidades. Assim, ao escolher um sensor para uma determinada aplicação, o profissional da eletrônica deve conhecer essas características de modo a fazer a escolha certa.
Um tipo especial de sensor que tem sua utilização mais intensa nos equipamentos em que se exige uma grande velocidade de resposta tais como leitores de CD ROM, DVDs, códigos de barras e links por fibras ópticas. Trata-se do fotodiodo ou diodo fotoelétrico que pode ser encontrado numa grande variedade de formas e até mesmo associado a outros dispositivos como acopladores ópticos ou chaves ópticas.
Sensores Fotoelétricos
Existem basicamente dois tipos de sensores fotoelétricos: os fotocondutivos e os fotovoltaicos. Nos fotocondutivos temos uma variação de uma corrente que circula através do dispositivo em função da intensidade da luz incidente. É o caso dos LDRs.
Nos fotovoltaicos temos a produção de uma corrente cuja intensidade depende da intensidade da luz incidente, conforme mostra a figura 1.
Figura 1 - Dois tipos de sensores fotoelétricos. Características
Ao escolher um sensor fotoelétrico