buwe
1º Momento - Apresentação e contrato
Objetivo: entrar em contato com o paciente e explicar o protocolo de psicoeducação bem como as regras existentes. Isto cria um ambiente satisfatório à aprendizagem bem como facilita a participação do mesmo. Estabelecer bom contato com participantes (EMPATIA!).
Início
Neste momento, serão esclarecidos os objetivos do grupo, sua freqüência e duração assim como seus métodos.
Objetivo do tratamento: passar informações úteis ao paciente com transtorno bipolar sobre esta doença visando proporcionar melhores condições para estes lidarem com o transtorno.
* Definição e explicação da psicoeducação e exposição do modelo:
Explicar o que é psicoeducação (espaço de ensino sobre o TB no qual algumas definições e técnicas serão apresentadas para que o paciente lide melhor com sua situação) e “o que psicoeducação não é” (espaço para relato de traumas infantis dos pacientes TB ou de expressão de emoções) - utilizar exemplos;
Explicar que apesar de ser um momento sério não que dizer que não possa ser descontraído; ou seja, é possível conversar sobre outros tópicos, mas cada sessão terá assuntos específicos que devem ser aboradados.
Texto base para explicação da psicoeducação no TB:
Inúmeras pesquisas mostram que a psicoeducação para o paciente bipolar e/ou seu familiar é uma intervenção que auxilia consideravelmente o tratamento deste paciente. Seu principal objetivo é passar informações e esclarecer dúvidas do paciente em relação ao transtorno bipolar. A aprendizagem de tais informações proporciona melhores condições para o tratamento farmacológico (remédios) e comportamental (regulação de hábitos) ser seguido pelo paciente, tendo maiores chances deste ser realizado de forma adequada. A psicoeducação também ajuda na identificação precoce de possíveis episódios de alteração do humor. Assim, o paciente tem menores taxas de recaída e hospitalização. Com a adesão ao tratamento farmacológico de forma adequada, a