farmacia
Na maioria das vezes, as doenças mais comuns entre os idosos podem ser bem controlados e muitas vezes podem ser prevenidas através de uma melhoria no estilo de vida. Dentre as doenças comuns no idoso podemos citar:
Parkinson: a doença de Parkinson é causada pela falta de uma substância no cérebro chamada dopamina, a causa dessa alteração é desconhecida, e na maioria das vezes acomete mais as pessoas após os cinqüenta anos de idade, em geral a evolução é bastante lenta e se inicia com tremor principalmente nas mãos e que pode progredir depois para a boca. Outro sintoma é uma rigidez global ou que dificulta o inicio dos movimentos e o equilíbrio, favorecendo, portanto a ocorrência de quedas. A pessoa fica dura como se estivesse completamente engessada, numa fase mais avançada ela pode desenvolver demência e ficar totalmente dependente e acamado. O tratamento é através de medicamentos, intensificarem estímulos e exercícios para retardar ao máximo o quadro de desenvolvimento da doença.
Demência: popularmente conhecida como caduquice ou esclerose, geralmente é um quadro que começa com alteração da memória, principalmente das coisas mais recentes, os fatos mais antigos, geralmente são mais lembrado, fatos da infância, juventude, o que muitas vezes dá uma falsa impressão que a memória do idoso se encontra boa. Com o progredir da doença o idoso deixa de reconhecer mesmo os familiares, começa a ter um comportamento alterado, se perder na rua, até progredir para uma total dependência, falando popularmente ele fica completamente ‘fora do ar’, a causa da demência é a morte progressiva das células do cérebro, que pode acontecer por vários motivos, o mais comum e a doença de Alzheimer que ocorre mais em pessoas idosas e tem a causa desconhecida, existem remédios que ajudam a retardar o desenvolvimento da doença, mas uma vez instalada ela não tem cura, algumas dicas ajudam muito.
Deve-se oferecer ao idoso muito carinho e