texto
Aluno (a): Karina Alves Lacerda
Turma: 1º Semestre – Noturno
Professor (a): Isabela
Resumo: Saúde, Doença e Cuidado: Saúde, Doença e Cuidado: complexidade teórica e necessidade histórica.
Se pararmos para pensar o que é saúde, como ela surgiu, teremos que voltar na antiguidade, sim, na antiguidade. A saúde está relacionada ao ser humano desde os primórdios, onde a doença sempre esteve presente. Procurando o bem-estar e conservação, os humanos sempre procuravam meios de proteção contra chuva, calor, necessidade de comer e beber.
Esperando uma possível cura as doenças e agravos que não pudessem ser entendidos como resultado direto das atividades cotidianas, como caçador-coletivos os quais viviam em bandos nômades, eles acreditavam que tais enfermidades eram causadas por deuses, demônios e espíritos malignos mobilizados por um inimigo. Em busca da cura para as enfermidades eram procurados os Sacerdotes Íncas, Xamãs e Pajé entre os índios brasileiros; benzedeiras e os curandeiros na África, eles realizavam recursos terapêuticos e contavam também com a farmacopéia.
As diferentes civilizações foram se desenvolvendo, e se consolidando, com isso surgiram novas formas de enfrentar os problemas. Assim, sistemas de abastecimento de água, instalações para banho e esgoto foram vieram presente. Mas preocupação com a limpeza e higiene ainda predominava, a associação da limpeza e religiosidades era comum entre os povos, sendo assim, acreditavam que expurgar as impurezas a fim de apresentar-se limpo aos olhos dos deuses constitui-se um hábito e um ritual de diferentes civilizações como os incas, hebreus e egípcios.
Com o passar do tempo, foi desenvolvido outras explicações para saúde e doença, as práticas iam além dos rituais, passou a ser usado ervas medicinais e métodos naturais.
O medo das doenças era constante entre os burgos medievais. Dentre as inúmeras epidemias que