texto
ADMINISTRADOR DE BANCO DE DADOS
ADMINISTRADOR DE BANCO DE DADOS
Márcia Cristina Dadalto Pascutti
Versão 1
Ano 2012
Os textos que compõem estes cursos, não podem ser reproduzidos sem autorização dos editores
© Copyright by 2012 - Editora IFPR
IFPR - INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
Reitor
Prof. Irineu Mario Colombo
Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação
Silvestre Labiak Junior
Organização
Marcos José Barros
Cristiane Ribeiro da Silva
Projeto Gráfico e Diagramação
Leonardo Bettinelli
Introdução
Unidade 1
O objetivo é apresentar os conceitos básicos da área de banco de dados para que seja possível entender os demais conceitos, como, por exemplo, os modelos, as ferramentas disponíveis, como modelar, implementar uma base de dados e como recuperar dados.
Unidade 2
A primeira etapa do projeto de um banco de dados é a construção de um modelo conceitual, a chamada modelagem conceitual. O objetivo da modelagem conceitual é obter uma descrição abstrata, independente de implementação em computador, dos dados que serão armazenados no banco de dados. A técnica de modelagem mais utilizada é a abordagem entidade-relacionamento. Nesta unidade vamos apresentar os conceitos da abordagem ER.
Unidade 3
Apresenta os conceitos aplicados ao modelo de dados usado nos sistemas gerenciadores de banco de dados do tipo relacional.
Será detalhado como um banco de dados relacional é organizado (que estruturas de dados são usadas, como elas estão relacionadas), mas não discute como um banco de dados relacional pode modificado ou acessado, ou seja, não apresenta as linguagens de manipulação de dados, como SQL.
Além dos SGBDs relacionais, existem outros tipos de sistemas no mercado. Entretanto, hoje, há um claro predomínio dos SGBDs relacionais, principalmente fora das plataformas de grande porte. Mesmo nestes ambientes, SGBD relacionais estão gradativamente substituindo os SGBDs de outras abordagens