texto
Para que servem as informações que temos sobre os segmentos populares?
A maioria não tem acesso às informações produzidas e nem condições de utilizá-las enquanto instrumento para pensar e agir sobre a realidade na busca de sua transformação. ( romper com dominação , exploração, de etnia , gênero, classe)
Uma prática de caráter reflexivo é uma prática educativa, crítica, politizante, criativa que aponte para a ruptura com o instituído, colocando permanentemente em questão a relação conteúdo/formal, numa ação que envolve imediatamente dois sujeitos usuário e profissional
A prática reflexiva tem como base a socialização da informação como instrumento de indagação e ação sobre a realidade social. O aspecto educativo está direcionado para a transformação das condições geradoras dos problemas vivenciados, buscando contribuir na promoção de mudanças políticas , econômicas sociais e culturais, com prioridade para o trabalho com grupos sociais- o trabalho coletivo.
À População não basta se organizar para reivindicar; faz-se necessário ter acesso a um saber que a instrumentalize no como e no que reivindicar, na busca de alternativas possíveis e como viabilizá-las.
O homem comum se não se apropria das categorias de análise do patrimônio intelectual, fica impossibilitado de desvendar a realidade e consequentemente não tem condições de participar do processo de sua transformação enquanto ser histórico.
Avaliação e Linguagem: relatórios, laudos e pareceres Selma Marques Magalhães
Avaliação infomal e formal :
A Avaliação profissional / formal
Pressupõe os objetivos, mas também o direcionamento teórico-metodológico do agir profissional. ( visão de cada um ,metodologias distintas, estratégias diferentes)
Há critérios que servem de referência à leitura que o profissional vai fazer do objeto avaliado e relacionam-se diretamente aos objetivos mais imediatos