texto
A Língua Portuguesa originou-se do latim vulgar, língua falada pelas pessoas do povo e pelos soldados romanos que se opunham ao latim utilizado pela classe dominante e pelos poetas, filósofos e escritores.
Como qualquer fala coloquial, o latim vulgar era bem mais expressivo e flexível que o latim clássico no uso do léxico e das normas gramaticais. Era, portanto, uma língua mais livre, disposta a aceitar a mudança, deixando-se influenciar pelas línguas locais dos territórios conquistados. Isso explica a diferenciação entre as línguas românticas, ainda que todas elas tenham como origem o latim. Muitos fatos históricos e políticos contribuíram para o aparecimento de diversas línguas e, consequentemente, de vários dialetos.
Com o tempo, esses romanos foram se modificando e originando novas línguas. Assim, no fim do século III a.C., a língua portuguesa começou a desenvolver-se. Já nos séculos XV e XVI, com a expansão marítima, o idioma espalhou-se por várias regiões da África, Ásia e América. Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde são países que têm o português como idioma oficial, sendo esta a sétima língua mais falada no mundo.
Países que falam a língua portuguesa oficialmente:
Moçambique
Brasil
Angola
Portugal
Guiné-Bissau
Timor-Leste
Guiné Equatorial
Cabo Verde
São Tomé e Príncipe
Macau
Dialetos:
Angola:
1. Benguelense - Província de Benguela
2. Luandense - Província de Luanda
3. Sulista - Sul de Angola
4. Huambense - Província do Huambo
Portugal:
1. Açoriano - Açores
2. Alentejano - Alentejo
3. Algarvio - Algarve (há um pequeno dialeto na parte ocidental)
4. Alto-minhoto - Norte de Braga (interior)
5. Baixo-beirão; alto-alentejano - Centro de Portugal (interior)
6. Beirão - centro de Portugal
7. Estremenho - Regiões de Coimbra e Lisboa
8. Dialecto Baixo Minhoto-Duriense- Regiões de Braga e Porto
9. Transmontano Trás-os-Montes