Texto
GESTÃO DA INOVAÇÃO - EAD
Fernando Castilho
Discutam acerca de 3 tópicos:
1. Geração e transmissão da informação e do conhecimento;
2. Processo de Inovação
3. Necessidade da Inovação.
Achei muito importante começar este trabalho com a imagem abaixo, ela retrata os tres temas de forma bem clara e objetiva o quanto uma esta ligada a outra.
1. APRENDIZAGEM 2. INOVAÇÃO 3.COMPETITIVIDADE
O processo de inovação é fundamentalmente no giro do conhecimento tácito, do conhecimento que está na cabeça das pessoas. Incentivar a socialização do conhecimento dentro da empresa significa valorizar o ser humano e qualificá-lo para contribuir com sua criatividade, sua iniciativa e seus resultados. Empresas que consideram as pessoas como custo acabam se tornando incapazes de inovar.
Inovar significa mudar. Estruturas organizacionais mecanísticas, rígidas e resistentes à mudança não são compatíveis com a inovação.
A empresa inovadora tem uma estrutura orgânica, flexível e com poucos níveis hierárquicos. A inovação se origina do caos organizado.
Inovar significa aprender com os próprios erros, tentar novas soluções, e nunca desistir.
Por isso tão poucas empresas inovam. Apenas aquelas que acreditam que, se há o lado obscuro da inovação, há também o lado compensador, o desafio de buscar – e conquistar – novos e frutíferos resultados. Hoje é fundamental a necessidade de inovação ela garante vantagem em função de romper com as práticas existentes. As empresas, em geral, estão pouco preparadas para responder à inovação gerada por um concorrente. E não bastam melhorias incrementais para que as organizações alcancem vantagem competitiva no mercado global. Quanto mais sistêmica, radical e em maiores partes do modelo de negocio for a inovação, maior será a dificuldade de imitação. Para que as competências em inovar gerem vantagens competitivas duradouras, elas devem ser valiosas, raras, difíceis de