Texto t
RESUMO:
LER E ESCREVER: ESTRATEGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL
OBJETIVO
Esse trabalho tem como objetivo relatar as dificuldades quando voltamos nossa atenção para a produção escrita nos ambientes, perguntamos quais contribuições a Língua Portuguesa e especialmente às práticas de produção textual e de que forma essa prática pode auxiliar a produção de textos opinativo-argumentativos.
Fala e escrita: duas modalidades em um continuum
O texto é um evento sociocomunicativo, que ganha existência dentro de um processo interacional. Todo texto é resultado de uma coprodução entre interlocutores: o que distingue o texto escrito do falado é a forma como tal coprodução se realiza. Resume á consideração daquele para quem se escreve direta e ativa.
No caso do texto escrito, ao contrario do que acontece com o texto falado contexto de produção e recepção, de maneira geral, não coincidem nem em termos de tempo, nem de espaço.
O texto falado, por sua vez, emerge no próprio momento da interação. Como se costuma dizer, ele é o seu próprio rascunho. Pelo próprio fato de ser falada devido as contingências de sua formulação.normais, como a conversação face a face manifestando em grau Maximo
Portanto fala e escritas são, portanto, duas modalidades da língua.Embora sse utilizem do mesmo sistema linguístico, cada uma delas possui característica próprias, escrita não constitui mera transição da fala, como muitas vezes se pensa.
É preciso diferenciar a manifestação da coprodução discursiva: em textos mais informais, como a conversação face a face, a coprodução se manisfesta em grau Maximo ao contrario do que acontece em situações formais, como palestra, conferencias, discursos públicos.
As diferenças entre fala e escrita se dão dentro do continuo tipológico das praticas sociais e não na relação dicotômica em dois polos opostos.
Texto acadêmicos, por exemplo. O que