Texto Youtube Erika
Universidade Vale do Rio Doce – Univale Prof:Erika
Faculdade de Educação - Curso Pedagogia 4° Período
Semelhança/diferença entre os conceitos, a partir do que o autor propõe como administração escolar e o que temos discutido sobre gestão escolar.
Segundo o Prof. Vitor Henrique Paro, e os estudos em sala, gestão da escola publica é uma tarefa que demanda competência técnica, pois a escola como uma organização publica, exige uma gestão baseada nos princípios da gestão participativa, que demanda conhecimentos administrativos e pedagógicos, que não são trabalhados na formação inicial e desta forma, existe um déficit também destes conhecimentos na formação continuada dos gestores, o que não deveria ocorrer. Constatamos que sem capacitação/formação necessária para dinamizar e gerenciar as atividades, recursos e projetos no âmbito educacional, o gestor desempenha a função para o qual foi designado apresentando inúmeras dificuldades, ficando a escola sem organização administrativa e pedagógica .Ao comprovarmos que a organização gerencial e administrativa do ambiente escolar e o desenvolvimento e gerenciamentos dos recursos humanos e financeiros, requer competência técnica, desta forma tem-se como hipótese que sem os conhecimentos pedagógicos e administrativos os gestores apresentaram dificuldades em desenvolver suas atividades, pois não se gerencia uma escola sem formação.
Historicamente, nossas escolas têm se organizado de forma hierárquica e burocrática, ocupando o gestor o cargo máximo do poder ali existente e, respaldado pela legislação, comanda todas as ações previstas por essa organização. Paro identifica os obstáculos e as perspectivas que se apresentavam à participação da comunidade na gestão de uma escola pública, constatou, dentre os embaraços, um que se destacava. Este destaque foi dado justamente para o papel reservado ao gestor/administração, compreendido enquanto a autoridade máxima da instituição escolar.
Segundo Paro