texto sobre indicadores economicos de candeal
O nome do município foi originado de um pequeno povoado na Fazenda Capoeira, onde havia muitos pés de candeia, planta essa que deu nome à Candeal. Ela tem em sua vizinhança as cidades: Riachão do Jacuípe, Santa Bárbara, Ichu e Tanquinho.
A cidade de Candeal fica a 25 km a sudoeste de Serrinha, a maior cidade dos arredores. Sua administração na atualidade é comandada pelo então Prefeito Fernando Nere.
Fazendo relação com um pequeno município, Candeal tem como seu IDH o valor de 0,587, fato que nos deixa pequenos questionamentos. Como será a economia dessa cidade? Quais as principais fontes de renda? Qual a perspectiva da população em relação ao município?
Atualmente Candeal tem como principais atividades econômicas a criação de gado leiteiro e de corte, e também seu comércio local. É notável que as principais fontes de renda da população são derivadas da Prefeitura municipal, pelo fato de ser uma cidade pequena onde não há comércios com grandes números de empregos disponível. Sabendo-se que a cidade não possui indústria e fábricas, é fácil entendermos o fato da maioria dos jovens migrarem para outras cidades circunvizinhas, principalmente para a cidade de Feira de Santana. Lá vão em busca de melhorias de vida.
A população candealense no ano de 1999 era estimada em 8.932 habitantes, tendo um crescimento significativo no ano seguinte, indo até 10.121 habitantes. A partir do ano de 2001 a população passou a diminuir com uma frequência estimada de 40 a 70 habitantes por ano até 2007, pois nos anos posteriores esse número se manteve instável.
Foi muito perceptível