TEXTO RESUMIDO
1.resumo
Neste relatório são discutidos os fatores que afetam a produtividade sob a ótica da simulação de um laboratório que realiza ensaios de conformidade em divisórias de móveis. Serão apresentados cinco níveis de fatores que quando inter-relacionados, definem como a produtividade será, de fato, influenciada em meio em meio a todas as variáveis que envolvem as diversas fases de funcionamento de uma fábrica.
2.Apresentação
Ao propor uma fábrica deve-se realizar um planejamento estratégico, de modo a promover uma gestão da produção para que sejam atingidas as metas da empresa. Para isso, existem modelos de planejamento que visam verificar os fatores que afetam a produção, um modelo consagrado proposto por Kellog, Howell e Taylor (1981) promove a análise destes fatores em níveis de complexidade. No nível macro/macro, avaliando o sistema econômico; No nível macro, fazendo a análise do nível de desenvolvimento tecnológico; No nível macro/micro, fazendo a análise do processo de projeto e gerenciamento empresarial; No nível micro avaliando a gestão da produção e no nível micro/micro, fazendo a análise dos processos de produção e dos métodos de trabalho. Desta forma, estes fatores serão descritos do ponto de vista de um laboratório simulado de ensaios de divisórias.
3.1. introdução Para investigar e avaliar uma produção industrial, não só do ponto de vista específico de um laborátório de ensaios, mas também de modo geral, é necessário avaliar os fatores que a afetam. Diante desta problemática, o modelo proposto por Kellog, Howell e Taylor visa maximizar a produtividade a partir do pressuposto que existem cinco níveis de fatores que afetam a produtividade, são eles: Macro/Macro, Macro, Macro/Micro, Micro, Micro/Micro. Do nível Macro/Macro, subtende-se que o level de atividade deve se basear em uma no uso da capacidade instalada, diferenças regionais e flutuação de demanda, aonde a quantidade de mão de obra, a