Normas Para O Resumo
Licenciatura e Bacharelado em Educação Física
Normas para a produção de resumos
Um resumo consiste na síntese das ideias centrais de um dado texto. Ele nos ajuda a fixar e entender o conteúdo do texto original. Vejamos alguns pontos importantes na escrita do resumo:
1. Identificação. Alguns alunos fazem resumo sem, ao menos, indicar o nome do texto resumido. Apenas escrevem RESUMO e iniciam o texto. Ora, resumo de qual texto? De qual autor? É imprescindível, portanto, antes de iniciar o resumo, dar a referência do texto que será resumido. Na capa, coloca-se: Resumo de + título do texto resumido. Dentro do trabalho, antes do resumo propriamente dito, coloca-se a referência completa do texto resumido, segundo as regras da ABNT. Por exemplo:
Na capa: Resumo de O texto argumentativo
Dentro do trabalho: Resumo de CITELLI, Adílson. O texto argumentativo. São Paulo: Scipione, 1994.
2. Paráfrase. O resumo deve ser parafraseado, ou seja, deve ser feito com as nossas próprias palavras. Não podemos simplesmente ir copiando trechos do texto original e emendando-os para formar o resumo. É preciso entender bem o texto e colocar no papel as ideias centrais do autor, mas usando nossas palavras. Uma técnica interessante para isso é a seguinte:
1º Faça uma leitura rápida do texto para inteirar-se do assunto.
2º Realize uma segunda leitura. Essa leitura deve ser bem atenta, o leitor deve, de fato, compreender o texto, refletir sobre ele (use o dicionário ou a internet para as palavras desconhecidas). Vá sublinhando as partes importantes e, em uma folha, coloque as ideias centrais do texto em forma de esquema (em tópicos). O esquema deve ser montado de forma que você, somente lendo o esquema, sem o texto completo, possa relembrar as ideias centrais do texto original.
3º Abandone o texto completo. Vá lendo o esquema e fazendo o resumo com base nesse esquema. Assim, você evita a cópia de trechos do texto original.
4º Revise o resumo para corrigir os erros