Texto Ref Aula 01 Modulo II
Módulo II
História da Formação do Capitalismo
Aula 1
Liberalismo, Capitalismo e Desenvolvimento
Capitalismo, Liberalismo e Desenvolvimento Econômico.
Alexandre de Freitas Barbosa 1
Este texto procura discutir inicialmente as várias definições de capitalismo, procurando em seguida realizar uma tentativa de periodização. Neste sentido, destaca a transformação estrutural trazida pela Revolução Industrial, que instaura uma nova dinâmica econômica e social, a partir da qual podemos caracterizar o capitalismo consolidado. O mercantilismo e o liberalismo são discutidos como ideologias que trazem consigo concepções específicas sobre a política econômica, antes e depois da Revolução Industrial.
É ressalvada ainda a coincidência histórica entre consolidação do capitalismo, liberalismo e nascimento da ciência econômica. Busca-se ainda esmiuçar as relações entre Estado e burguesia na aurora do capitalismo, assim como desnudar o processo de proletarização da força de trabalho, essencial para a consolidação deste sistema de produção. Aponta-se também como a utopia liberal dos mercados auto-regulados significou a pretensão de transformar a sociedade em acessório da vida econômica, para depois se questionar a relação entre capitalismo e desenvolvimento econômico. Finalmente, apresenta-se, em linhas gerais, uma periodização da evolução estrutural do sistema capitalista após o século XIX.
Parte-se aqui do pressuposto que capitalismo, liberalismo e desenvolvimento econômico não são conceitos fora da história, apenas podendo ser destrinchados no desenrolar econômico e social deste modo de produção.
Capital, Capitalista e Capitalismo
Em seu clássico livro, Civilização Material, Economia e Capitalismo, o historiador francês Fernand Braudel acompanha o surgimento dos conceitos junto com transformação dos seus significados. Por exemplo, a palavra “capital” aparece nos séculos XII e XIII, com o significado de riqueza, de estoque de mercadorias, de