Texto Paulo Freire
Paulo Freire é o ilustre brasileiro com o maior número de títulos de Doutor Honoris Causa da nossa História e serve de inspiração para uma geração de educadores, um dos mais importantes educadores do século XX e um dos mais expressivos pensadores do nosso tempo. Dedicou-se à causa das classes oprimidas, especialmente por meio da alfabetização, concebendo e trabalhando-a como instrumento de conscientização e libertação.
Freire ao escrever, percebeu que a sociedade praticava uma cultura de leitura e escrita, mas não de letramento, sua crítica à alfabetização tradicional traz consigo a junção alfabetização e letramento em seu método, um método não para repassar conhecimentos, mas para avançar em um letramento, além de expressar características do letramento amplamente aceito, as ultrapassa. O aprendizado deve realizar-se visando o ser não como passivo, mas como sujeito ativo, e também se deve valorizar o social e o histórico.
O que se pode perceber é que há uma ligação muito grande de ideologia e letrar em Paulo Freire, pois existe a leitura do mundo e depois a leitura da palavra, mesmo os mais pobres com pouco acesso a leitura não são desconhecedores em absoluto, mas tem seu conhecimento, onde letramento seria para adaptar as pessoas às novas exigências escritas da sociedade, Paulo Freire sempre defendeu um letramento que sirva para as pessoas, que as façam não simplesmente se adaptar ou utilizar a escrita, mas se necessário transformar a realidade.
http://www.feati.edu.br/revistaeletronica/downloads/numero5/alfabetizacaoLetramento.pdf http://www.projetomemoria.art.br/PauloFreire/pensamento/01_pensamento_o%20metodo_paulo_freire.html http://www.escolapaulofreire.com.br/