Texto para rádio - o trabalho da segurança pública no combate ao ingresso de jovens e adolescentes no tráfico de drogas
É cada vez mais crescente o número de jovens e adolescentes envolvidos no tráfico de drogas. O Comando de Guarnição do 4º Batalhão da Polícia Militar, afirma que este é o delito que mais cresce no Estado. De acordo com o sargento Israel Brito, que é responsável por buscas e apreensões, a maioria dos autuados tem de 14 a 25 anos de idade. A polícia tem adotado métodos para reprimir este crime e evitar que ela seja predominante na sociedade/.
Sonora do Comandante Israel. (“O papel exclusivo da Polícia Militar no combate ao narcotráfico tem sido feito. Ela tem se engajado nessa precupação de evitar que a droga domine a massa da nossa sociedade. O serviço tem sido feito através da inteligência policial que realiza ações preventivas e repressivas no combate ao tráfico de drogas no Estado”). (duração desta primeira fala: 30 segundos).
Uma das metodologias adotadas pela polícia no combate ao narcotráfico é a abordagem do Programa Nacional de Resistência as Drogas, conhecido como PROERD/.
Sonora do Comandante Israel. (“O PROERD é um trabalho feito junto as escolas, junto à turma do quarto ano da série primária. É realizado por meio de palestras, oficinas, de trabalhos desenvolvidos com as classes. Existe também a figura do PROERD mirim que é a aplicação do programa na primeira série do primário que já ensina o jovem a não adentrar por esse caminho”) – tempo de fala: de 30s a 1m12s).
As causas mais comuns que direcionam os jovens por este caminho sustentam-se na desestruturação da família e até mesmo na falta de uma disciplina específica nas escolas, para que os alunos sejam orientados desde cedo quanto a este tema/
Sonora do Comandante Israel. (“O que leva o jovem a se enveredar por este caminho é a desetruturação da família, a falta de uma disciplina na grade curricular que seria importante o estado oferecer uma disciplina ant-drogas. Apesar de estar nos sistemas