Texto expositivo o campo da história
O Campo da História
História Política e Social
Durante o período da História antiga, a História Política girava em torno dos grandes líderes estatais, porém a partir de 1880, a nova História ampliou seu campo de estudo investigando também os diferentes poderes existentes. Com essa iniciativa de priorizar o indivíduo como objeto de estudo, as grandes figuras deixaram de ser somente os únicos fios condutores da história.
Tudo aquilo que nós dá a noção de poder, pode ser considerado como objeto de estudo da História política.
História Social
O Surgimento do conceito de História Social ocorreu quando o termo foi divulgado em uma publicação da Escola de Annales, essa categoria da história é a mais sujeita a oscilação de significados, pela sua complexidade, há uma dificuldade em definir seu campo de atuação, pois ela pode ser considerada uma especialidade com objetos próprios e definidos, ou, por conta do termo “social”, englobar todas as especialidades da História.
De acordo com a definição proposta pela Escola de Annales, os objetos de estudo da história social são: os mecanismos de organização social, as classes sociais, as relações sociais e os processos de transformação da sociedade, sendo este último um dos principais.
A história social abordará com um olhar diferenciado as situações analisadas, por exemplo, um estudo feito por um historiador econômico, abordará o ciclo econômico de algumas décadas, já o historiador social priorizará os impactos que essas mudanças ocasionaram nas relações sociais.
A história social pode dirigir seus estudos para um especifico subconjunto, quando isso ocorre temos mais uma subdivisão que é o rural e o urbano nos estudos das comunidades e o estudo da população como um todo.
A história social no princípio era considerada como uma sub especialidade da história, mas também foi vinculada por alguns pensadores e historiadores a uma história total, abrangendo campos políticos, econômicos entre outros.
Essa ideia foi