Texto Documentario FINAL
Charles - Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido como Le Corbusier, foi um arquiteto suiço-frances que além de ser um dos pioneiros do conceito e execução da arquitetura moderna, foi designer, pintor, urbanista e escritor.
Nasceu em 6 de outubro de 1887, na cidade de La Chaux-deFonds na Suiça, faleceu dia 27 de agosto de 1965, na cidade de Roquebrune-Cap-Martin, na França.
Ele pertencia à primeira geração da chamada Escola Internacional de arquitetura e foi seu maior propagandista a partir de publicações como escritor. Em sua arquitetura, ele se juntou às aspirações funcionalistas de sua geração, que vivia o fervor da Revolução Industrial, com um forte senso de expressionismo, sendo o primeiro arquiteto para fazer um uso estudado de concreto áspero -cast, uma técnica que satisfez o seu gosto pelo ascetismo e de formas esculturais.
Para entender a obra de Le Corbusier é necessário levar em consideração as condições econômicas e culturais da França nos anos posteriores à Primeira Guerra Mundial. O equilíbrio demográfico confere à economia francesa uma estabilidade especial, ela não apresentava os graves problemas quantitativos relacionados com o aumento da população, e também os problemas dos movimentos internos da agricultura para a indústria, do campo para a cidade, são menos presentes do que em outros lugares.
No lugar destes, colocam-se problemas predominantemente qualitativos: aperfeiçoamento do aparelho produtivo, das residências e dos serviços. O ordenamento político conseguido em 1871, depois de contrastes tão graves, parece poder enquadrar ordenadamente o progesso social e a gradual admissão das classes trabalhadoras no estado burguês.
Enquanto outros estudiosos tentavam retomar as premissas do classicismo, Le Corbusier enfrenta as tradições de seu país, sem perder de vista as relações com o movimento internacional.
O grande mérito de Le