texto dissertativo
A Educação no Brasil
Introdução:
Educação é a base para o desenvolvimento de cidadãos conscientes, comprometidos com seus deveres e consequentemente cientes de seus direitos. Os países que valorizam e priorizam a educação de qualidade desenvolve cidadãos conscientes e instruídos de conhecimento. No entanto o que se observa no Brasil são escolas públicas sem estrutura e com cidadãos que por falta de conhecimento se corrompe facilmente. Nesse sentido é necessário que haja investimentos nas escolas para que ocorra uma educação eficaz, com conhecimento na política.
Desenvolvimento:
A falta de estrutura em escolas públicas brasileiras é cada vez mais presente. Professores desmotivados, com baixos salários têm que lidar no dia a dia com falta de recursos, falta de segurança, salas superlotadas, alunos desinteressados entre outros problemas. Dessa forma a melhoria da qualidade de ensino e estrutura nas escolas são necessidades que devem ter prioridade. Alem disso deve-se investir também em educação política, pois há carência de informação no assunto, ensinar como funciona o processo eleitoral, quais as funções dos homens públicos, assim irá se formar cidadãos supridos de conhecimento para o critério de avaliação. É preciso portanto que os eleitores mudem a ideia e percebam que o voto não pode ser tratado como uma perca de tempo, que não muda a realidade e que também não pode ser trocado por favores ou promessas de candidatos que aproveitam da falta de conhecimento das pessoas ou de suas fragilidades para compra-las.
Conclusão:
A educação brasileira realmente é de baixa qualidade, há falta de infraestrutura física e humana em muitas escolas. Devem ser feitos investimentos como: remuneração digna aos professores, melhor qualificação desses profissionais, também na estrutura física e no aspecto pedagógico ou didático. É preciso também investir na educação política, afim de melhorar o conhecimento dos cidadãos sobre o assunto. Assim o brasileiro