pesquisa social
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
CINTIA
MEMORIAL SOBRE O SERVIÇO SOCIAL
SENHOR DO BONFIM - BAHIA
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
MEMORIAL SOBRE O SERVIÇO SOCIAL
É sabido que o Serviço Social enquanto profissão cada vez mais amplia seu campo de atuação, tratando da questão social de maneira interventiva. Nesse sentido, entender como fora construído a história do Serviço Social: como surgiu, para quem os interesses estão voltados e qual a demanda na contemporaneidade da mesma, é primordial para que os profissionais da área possam direcionar seu campo de atuação, conhecendo a fundo as práticas que permeiam a profissão.
O Serviço Social surgiu no contexto mundial atrelado à questão da industrialização e urbanização, concomitante o processo fabril, sobretudo na Revolução Industrial da Europa a partir de finais do século XVII e início do XVIII, assim o Serviço Social surge paralelo ao capitalismo industrial, que, por sua vez, inaugura na história humana, as relações do trabalho como preponderante na sociedade. Através da relação entre proletários e burgueses, o Serviço Social aparece nesse meio como instrumento de contenção para a classe trabalhadora, que estava insatisfeita com as péssimas condições trabalhistas as quais eram submetidas, como bem coloca Martinelli (2007).
Depreende-se a partir do observado no surgimento do Serviço Social, que o mesmo serve a classe burguesa fabril de maneira assistencialista, pois interessava a esta que os operários não reivindicassem direitos como salários mais justos, redução do horário exorbitante de trabalho, segurança nas fábricas, entre outros. O assistencialismo referido a classe proletária era, na verdade, um arranjo dos patrões com finalidade nítida: manutenção das relações trabalhistas precárias.
Por sua vez, no Brasil o processo de industrialização se dera mais