Texto Dissertativo Comportamento Operante
Av. Dom Orlando Chaves, n.º 2.655 - Bairro Cristo Rei
Várzea Grande - Mato Grosso - Brasil - CEP 78118-900
Bruna Sthefany
Alessandra de Campos
Rosilleya Azambuja
Lizania Feitosa
Márcia de Jesus
Thariny Benites
Leidiany Aline
VÁRZEA-GRANDE
NOVEMBRO/2014
Bruna Sthefany
Alessandra de Campos
Rosilleya Azambuja
Lizania Feitosa
Márcia de Jesus
Thariny Benites
Leidiany Aliny
COMPORTAMENTO OPERANTE
(Por que, em uma visão analítica comportamental, podemos afirmar que o antecedente não elicia o comportamento operante, mas exerce certa influência na emissão de algumas ações).
Apresentado ao UNIVAG- Centro-Universitário de Várzea Grande, Para fins específicos do curso de psicologia como exigência para aprovação da disciplina Psicologia Experimental I, com a orientação da Professora Doutora Fernanda Fernandes.
VÁRZEA-GRANDE
NOVEMBRO/2014
O comportamento produz conseqüências e que é controlado por elas. E que algumas dessas conseqüências aumentam a probabilidade de o comportamento voltar a ocorrer.
O comportamento operante, cunhado por B.F.Skinner classifica-se como operante aquele comportamento que produz conseqüências (Modificações no ambiente) e é afetado por elas. Nossos comportamentos produzem conseqüências no ambiente, essas conseqüências são mudanças no ambiente, um comportamento simples como estender o braço (Alcançar) um saleiro (Mudança) no ambiente: o saleiro passa de um lugar para o outro em vez de se estender o braço e pegar o saleiro é possível emitir outro comportamento que produzirá a mesma conseqüência pedir alguém que lhe passe o saleiro. (MOREIRA E MEDEIROS 2007. p.48).
Segundo Skinner 2003, p.65, “[...] As conseqüências do comportamento podem retroagir sobre o organismo. [...]”
Quando isso acontecem podem alterar a probabilidade de o comportamento ocorrer novamente influenciando novas ocorrências futuras.
Aprendizagem pode ser mantido