Relatório sobre capela
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
ATELIER DE PROJETO DE ARQUITETURA I
ADRIELLE SILVA DA CRUZ
CAPELAS
Este trabalho tem como finalidade conceituar capelas e demonstrar com exemplos seu programa arquitetônico, bem como a complementação na nota parcial da disciplina Atelier de Projeto de Arquitetura I.
Cuiabá-MT
Fevereiro-2011
CAPELAS
Os templos religiosos cristãos são divididos em vários tipos como: Igreja, Paróquia, Catedral, Capelas e etc. Capela é um templo de pequenas dimensões, tipicamente dedicado ao culto específico de um santo, podendo estar integrado em templos maiores (igrejas, catedrais), ou constituir uma divisão ou espaço de uma habitação particular ou de uma instituição (colégios, hospitais), podendo também ser uma edificação autônoma. De acordo com o site “Wikipédia” a palavra capela provêm da Cappella (ou manto) de São Martinho, a relíquia mais sagrada dos reis francos, sobre o qual se faziam os juramentos e que era levado à frente das tropas em batalhas. Os seus guardiões eram os cappellani e o santuário no qual se guardava era a cappella. Por isso, cappella veio a ser designação de um prédio religioso, inclusive o seu mobiliário e pessoal, isto é, tudo o que fosse necessário para o culto de um rei ou nobre. No dicionário Aurélio capela significa:
Uma pequena igreja em casa particular;
Divisão de templo, com altar próprio;
Espaço consagrado a culto, em palácios, hospitais, colégios, etc.;
Conjunto de cantores ou músicos de uma igreja;
Escola Destinada à formação de meninos de coro.
PROGRAMA ARQUITETÔNICO
O Programa arquitetônico da capela se baseia em: Altar, Sacrário, Sacristia, e a nave que é o lugar onde estão localizados os bancos para que os membros possam assistir as reuniões.
EXEMPLOS DE CAPELA
CAPELA SANTO FREI GALVÃO – GUARATINGUETA – SP
Esta capela foi construída, na fazenda da Esperança, com o intuito de receber o Papa