Texto Culturas Nacionais e Culturas Empresariais e o Exercicio
11
CULTURAS NACIONAIS
E CULTURAS EMPRESARIAIS
Quando as pessoas criam uma empresa, normalmente copiam modelos ou ideais familiares a es. A empresa, como analisamos no Capítulo 2, é a elaboração suojetiva e seus empregados darão significado ao seu ambiente com base em sua própria bagagem cultural. A empresa é como outras coisas que já vivenciaram. Pode ser elaborada como se fosse uma família ou como um sistema impessoal criado para alcançar metas. Pode ser semelhante a uma nave viajando para algum lugar ou a um míssil direcionado aos clientes e objetivos estratégicos. As preferências culturais que funcionam além das dimensões descritas nos capítulos anteriores influenciam os modelos aplicados às empresas e o significado atribuído a elas.
Este capítulo explora quatro tipos de culturas empresariais e mostra como as diferenças entre culturas nacionais ajudam a "determinar" o tipo de cultura empresarial. Os empregados têm uma percepção compartilhada da empresa e suas crenças têm conseqüências reais sobre a cultura que se desenvolve na empresa. Culturas empresariais diferentes
A cultura organizacional compreende não apenas tecnologias e mercados, muN preferências culturais de líderes e empregados. Algumas· empresas intemnci u nais têm subsidiárias na Europa, Ásia, Estados Unidos·ou Oriente Méd io q uo seriam irreconhecíveis se a empresa não mantivesse seu logotipo e seus prcwo dimentos. Freqüentemente, a lógica de sua estrutura e o significado da nlivldud compartilhada são fundamentalmente diferentes.
Três aspectos da estrutura organizacional são especialmente implHIIIIIIIt • ao determinar a cultura da empresa.
1 A relação global entre os empregados e sua empresa.
"
••
144
CULTURAS NACIONAIS E CULTURAS EMPRESARIAIS
CULTURAS NACIONAIS E CULTURAS EMPRESARIAIS
1 45
2 O sistema vertical ou hierárquico de autoridade, que define superiores e subordinados.
3 1\s visões gerais dos e mpregados sobre o destino, objetivo e metas