TEXTO CRÍTICO - Administração de Marketing/ Claudio Shimoyama e Douglas Ricardo Zela
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS
CAMPUS PALMAS
CURSO TECNÓLOGO EM GESTÃO DO AGRONEGÓCIO
DISCIPLINA: MARKETING NO AGRONEGÓCIO
TEXTO CRÍTICO
(Administração de Marketing/ Claudio Shimoyama e Douglas Ricardo Zela)
PALMAS, 2013
LUZÊNI NERES DE OLIVEIRA PENNA
TEXTO CRÍTICO
(Administração de Marketing/ Claudio Shimoyama e Douglas Ricardo Zela)
Trabalho apresentado como requisito na disciplina: Marketing no Agronegócio, no Curso Superior Tecnólogo em Agronegócio, no Instituto Federal do Tocantins, Campus Palmas.
Profª. Msc.: Weder Santos
PALMAS, NOVEMBRO DE 2013
Os autores defendem que o conceito de marketing no Brasil é confuso para as pessoas, de fato, as pessoas veem o marketing como ferramentas de vendas e não como uma ferramenta estratégica, daí começar dizendo que há pessoas que ainda veem esta ferramenta como estratégia para enganar pessoas, ou seja, para vender produtos que as pessoas não querem e tão pouco tem condição de adquirir já é um tanto pretencioso.
Que o marketing ganhou poder num momento sem necessidades de estratégias é bem verdade, mas o conceito ainda precisa ser difundido e aceito por muitas pessoas na prática. De fato, hoje o agronegócio está presente em todos os setores da economia, lógico que no agronegócio, de forma, bem mais tímida, talvez pela pouca difusão de sua importância e de seus reais conceitos e necessidades.
Entender e atender às necessidades do mercado é uma das melhores definições para as funções do marketing. Dentro desta proposta, além de entender e atender ao mercado consumidor as empresas fidelizam seus clientes que se sentem valorizados e como parte interessada no sucesso da empresa.
Do primeiro ponto de vista estratégico colocado pelos autores, no