texto comunicação
“Através da história, inumeráveis vezes ouvir tem sido a única maneira de aprender”
Ouvir é a mais alta forma de altruísmo como demonstrar o amor carinho ao próximo.
Uma criança de quatro anos faz em média quatrocentas perguntas ao dia. Ela está edificando seu mundo interior, que de cada criatura humana, constrói todo de palavras e que só deixará de existir quando ela morrer. Esse aprendizado é feito através de nosso ouvido pois ouvindo e aprendemos. O jornal of comunicações publico um artigo de Donald E. Laird com os resultados de uma pesquisa realizadas entre alunos do STEPHENS COLLEGE levantando uns dos períodos de tempo dedicados á quatro habilidades fundamentais da comunicação humana. Os seguintes resultados foram:
OUVIR.............. 42%
FALAR..............25%
LER...................15%
ESCREVER..........18%
TOTAL........... 100
Em 60 anos passamos 20 ouvindo ou só processando como se estivéssemos ouvindo. Desde as escolas até as reuniões com os amigos, conversas familiares,horas de trabalho, reuniões de debate estamos sendo solicitados a ouvir e através da audição que as informações se transformam em nossa mente em conhecimento.
Vantagens do ouvinte atento
O bons ouvinte está raro pois quando você ouve você ouve e admite o que tenho a dizer-lhe alguma coisa. Temos tantas coisas interessantes para dizer, nossa idéias são originais e atrativas que é um castigo ouvir. Só ouvir acreditamos dá aos outros uma impressão desfavorável da nossa inteligência, por causa disso que falamos mesmo quando não temos nada a dizer. Por ter ouvido Colombo, Fernando de Cotela e Espanha se beneficiaram-se das espantosas riquezas do NOVO MUNDO. “ As pessoas consideram melhor sacerdote não o que prega mais o que ouve atentamente”
A psicoterapia esta cada vez mais utilizada na medicina ela absorve o nosso mundo interior desinteressado que vai lá fora ouvindo mal. Esse ouvinte pode contar com diversas vantagens:
1- Dispõe de melhor informação