Texto argumentativo sobre Gestão de Documentos
Nas organizações o objetivo principal dos setores de arquivo é atender àadministração direta em suas atividades diversas, servindo de suporte à pesquisatécnica, administrativa e financeira produzindo, recolhendo, selecionando earquivando documentos gerados de maneira organizada, estando semprepreparados para o atendimento a consultas internas e externas de maneira rápida eprecisa.
Com o passar do tempo e terminada sua função legal, os arquivostransformam-se em conhecimento para resgate histórico, quando seus documentosdeixam de ter a validade técnico-administrativa e legal para servirem de fontehistórica institucional. Sua função principal é a disponibilização das informaçõescontidas em seu acervo de maneira ordenada e funcional, a fim de embasar osprocedimentos da instituição onde está inserido.
A partir da II Guerra Mundial, com o avanço da ciência e tecnologia, a produção de documentos cresceu a níveis muito elevados que superaram em muito a capacidade de controle e organização das empresas, que se viram forçadas a desenvolver trabalhos e buscar soluções para a gestão destesacervos acumulados.A solução para resolver o acúmulo das massas documentais, vulgarmente conhecidas como arquivos mortos, é um dos grandes desafios da arquivística no Brasil. Trata-se de uma situação que se repete angustiantemente em todo o país.
Qualquer organização pública ou privada, com mais de dois anos de existência, convive com o dilema do que