texto analitico
O Projeto da escola tecnica, foi elaborado e desenvolvido para suprir as necessidades dos moradores da redondeza. Atendendo ao publico de toda a faixa etária, com opções de curso como, ensino técnico e ensino médio.
Levando – se em consideração as condicionantes do terreno, foi proposto no seu desnível, implantar o auditório para melhor aproveitamento de aclive do terreno, podendo utilizar-se da ventilação forçada e iluminação artificial. Na parte superior do auditório há quadra poliesportiva, atendendo tanto aos alunos da escola técnica, quanto aos moradores, com acesso controlado pela Rua Nilza.
A escola possui um grande vão central, para ter visão panorâmica da escola. A biblioteca inserida no projeto teve a intuição de propor mezanino, para que os usuários leitores possam ler e estudar no silêncio, tornando o ambiente mais reservado.
Além das salas de aulas convencionais, atendendo ao ensino médio, a escola oferece laboratórios de biologia, ciências, materiais da construção, viveiro de mudas entre outros, para que o ensino não fique somente teórico em salas de aula, mas sim aprimorando seus conhecimentos na pratica.
Tendo referências, a escola técnica Caritas com os corredores de circulação voltados para o lado interno da escola, para que em horário de aulas, os alunos não se dispersam da aula, favorecendo a concentração dos alunos.
Outro aspecto que foi influenciador ao projeto, “a forma segue a função” do movimento modernista, o arquiteto Louis Sullivan, resumidamente “sua crença de que o tamanho de um edifício, o volume, a distribuição do espaço e outras características devem ser norteadas somente pela função do edifício. Isto implica que se satisfeitos os aspectos funcionais, a beleza arquitetônica surgirá de forma natural”.²
O projeto remete como características “Os Cinco Pontos da Nova Arquitetura” sendo resultados da pesquisa dos anos iniciais da carreira do arquiteto Le Corbusier, contendo, Planta livre, Fachada livre, Pilotis,