TEXTO 6 RECRUTAMENTO DE PESSOAL
Esse subsistema de RH é o responsável pela:
. captação e triagem de profissionais no mercado;
Dependendo do porte das empresas, esse subsistema pode ser administrado por um só profissional ou por diversas equipes, em função do volume de trabalho a ser executado.
Na realidade, o que determina o fluxo de trabalho do subsistema de Recrutamento não é diretamente o número de empregados, pois pode haver uma empresa com 1.000 empregados mas em uma situação tal que não registre necessidade de aumento de quadro e com rotatividade zero. Ou seja, nessas condições não há necessidade nem de aumentar nem de repor o quadro de funcionários, portanto, não se necessita de serviços de recrutamento e seleção.
O que efetivamente aponta para a necessidade de acionar um serviço de recrutamento é um dos seguintes acontecimentos:
a. Rotatividade (turn over);
b. Aumento de quadro planejado;
c. Aumento de quadro circunstancial.
Rotatividade (turn over)
É o número de empregados desligados da empresa em um determinado período comparativamente ao quadro médio de efetivos. A rotatividade é expressa por um número de índice, que recebe o nome de Índice de Rotatividade.
Esse índice pode medir uma parte da organização (toda uma área de vendas ou somente parte dessa área: uma seção, um departamento, um setor etc.) ou medir o índice geral (todas as áreas componentes do organograma da empresa).
Pode-se medir ainda:
. somente os demitidos;
. somente os demissionários;
Aumento de quadro planejado
Essa é uma situação que encontramos em empresas que além de manter um programa de planejamento global, têm, por meio da ARH, a administração de um orçamento (budget) de efetivos construído de forma integrada entre todas as áreas da empresa.
Esse budget leva em conta, em geral, um período determinado (um ano, por exemplo) e nele estão contidas as ações ou intenções previamente planejadas e aprovadas como:
. mudanças de maquinário (aumento ou diminuição);
. extinção de uma