TEXTO 1 RADIA O
A radiação é uma forma de transmissão de energia à distância que acontece de duas maneiras diferentes: ou por meio de pequenas partículas que se deslocam com grande velocidade, ou por ondas de natureza eletromagnéticas similares a luz.
A radiação de natureza particulada é caracterizada por sua carga, massa e velocidade: pode ser carregada ou neutra, leve ou pesada, lenta ou rápida. Prótons, nêutrons e elétrons ejetados de átomos ou núcleos atômicos são exemplos de radiação particulada.
A radiação eletromagnética é constituída por campos elétricos e magnéticos variando no espaço e no tempo. É caracterizada pela amplitude (tamanho) e pela freqüência (ou, alternativamente, pelo comprimento de onda) da oscilação.
Para entendermos melhor o que é radiação teremos que olhar mais de perto a estrutura do átomo.
A estrutura do átomo
O filósofo grego Demócrito (460–370 a.C.) imaginou a matéria formada por pequenas partículas chamadas átomos. No entanto, durante séculos prevaleceram as idéias de Aristóteles (384–322 a.C.) , para quem tudo no Universo era formado a partir de quatro elementos fundamentais: terra, água, ar e fogo. A partir do século
XVIII houve a necessidade de vincular o trabalho experimental na química e a explicação teórica da natureza da matéria.
Uma das primeiras hipóteses para responder a essa pergunta foi eleborada por Dalton, em 1808. O átomo como uma minúscula esfera maciça, indivisível, impenetrável e indestrutível. Para ele, todos os átomos de um mesmo elemento químico são iguais, até mesmo as suas massas. Seu modelo atômico também é conhecido como "modelo da bola de bilhar".
Pesquisando os raios catódicos, o físico inglês J. J. Thomson demonstrou que os mesmos podiam ser interpretados como sendo um feixe de partículas carregadas de energia elétrica negativa, as quais foram chamadas de elétrons. Utilizando campos magnéticos e elétricos, Thomson conseguiu determinar a relação entre a carga e a massa do elétron. Ele conclui que os