Textil
Tecido de lã em padronagem escocesa típica, muito difundido na moda masculina, chama-se assim por ter se tornado popular por Eduardo VII antes de ser coroado, o xadrez Príncipe de Gales também é conhecido por Glen Check, nome que vem do vale do Glenurquhart em Inverness-shire, Escócia, onde o padrão foi usado inicialmente pela Condessa Seafield para vestir seus guarda-caças, no início do século XIX.
Este é um xadrez com riscos irregulares, geralmente em cores básicas, como bege, marrom, preto e cinza, é tipicamente confeccionado em lã, ponto sarja com fios cardados ou penteados.
Por possuir um ar sério e clássico, devido a sua composição tornou-se o xadrez mais presente na alfaiataria, é muito comum encontrar esta padronagem tanto em peças do guarda-roupa masculino (ternos) quanto no feminino (saias, casacos, vestidos, calças, etc)., por exemplo.
Assim como os outros xadrezes que conhecemos, este padrão, que inicialmente estava ligado a um tipo específico de lã, hoje pode ser encontrado em malha de algodão, de bonés e camisas, ou na lona de tênis, bolsas e mochilas, para citarmos apenas alguns exemplos e é justamente este choque das peças mais modernas com visual retrô do xadrez glen que dá ainda mais charme para elas.
REFERÊNCIAS
Disponível em: < http://www.modaposthaus.com.br/2010/08/02/por-dentro-da-moda-xadrez/> Acesso em: 04/11/2012. 17h07
Disponível em: < http://www.canalmasculino.com.br/tipos-de-xadrez-principe-de-gales-ou-glen-check/> Acesso em: 04/11/2012. 17h09 Disponível em: < http://www.portaisdamoda.com.br/glossario-moda~tecido+principe+de+gales.htm> Acesso em: 04/11/2012.