text.12
Fundada em 1945, na sequência da II Guerra Mundial, com o objetivo de criar condições para a manutenção da paz e da segurança no mundo, zelar pelos direitos fundamentais do ser humano e contribuir para o progresso económico, tecnológico, científico e cultural. Portugal passou a integrar este organismo em 1955.
OTAN/NATO (Organismo Tratado do Atlântico Norte);
Organização supranacional criada em 1949, a seguir a II Guerra Mundial. Estabelece um pacto militar entre os estados-membros, em caso de ataque dos países do Bloco Leste. Após o desmantelamento da antiga União Soviética, esta organização não desapareceu antes, pelo contrário, alargou o número de países que a integram e passou a desempenhar um papel de grande relevo na resolução de conflitos no seio do espaço europeu. Portugal íntegra a OTAN desde o momento da sua fundação.
Conselho da Europa;
Fundada em 1949 com o objeto de promover os Direitos Homem. Portugal pertence a este organismo desde 1976.
OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico);
Iniciou a sua atividade em 1961 e tem por missão reforçar a economia dos países-membros, melhorar a sua eficácia, promover a economia de mercado, desenvolver um sistema de trocas livres e contribuir para o desenvolvimento e industrialização dos países. A OCDE possibilita aos seus estados-membros discutir, analisar e definir o modo como as suas políticas económicas e sociais poderão ser desenvolvidas de uma forma mais harmoniosa e eficiente. Organiza-se em comités especializados com o objetivo de proceder a este trabalho, designadamente ao nível do comércio, mercados financeiros, ajuda ao desenvolvimento, ambiente e educação. Portugal foi membro-fundador da OCDE e tem vindo a participar ativamente nas atividades que esta Organização promove há já 40 anos.