Motor Eletrostatico
- Quais são as vantagens e desvantagens do Motor Eletrostático? Os motores eletrostáticos necessitam de alta voltagem para funcionar. Altas voltagens são muito perigosas para o uso comum humano, apresentando risco de morte.Logo, os motores eletrostáticos não podem ser facilmente utilizáveis domesticamente. Fontes de energia eletrostática, como exemplo geradores de Van de Graff e tubo de PVC, podem produzir diferenças de potencial bastante altas, mas com correntes contínuas bastante baixas, tornando-os bastante seguros, infelizmente o funcionamento deste geradores é bastante prejudicado pela umidade do ar, que facilita correntes de fuga e assim não havendo acúmulo de carga.Mas os motores eletrostáticos possuem duas vantagens muito interessantes. Primeiramente, é possível criá-los em escala de nanômetros. Segundo, podemos aproveitar a diferença de potencial da atmosfera como fonte de energia. Estima-se que a cada metro que subimos o potencial da atmosfera sobe 100V.
Como o motor eletrostático funciona ?
Eletrostática é o ramo da física que estuda o os campos elétricos e forças elétricas gerados por cargas elétricas estacionárias. Praticamente toda eletrostática esta resumida na Lei de Coulomb, que é uma expressão para a força elétrica entre duas cargas pontuais.O motor eletrostático é composto de dois “estatores”, que são ligados à fonte de alta tensão e se carregam eletricamente; um “rotor” que fica entre os estatores e é a parte livre para girar do motor e, por fim, duas “escovas” que são os entes que transferem cargas entre os estatores e o rotor. As figuras a seguir ilustra bem todo o processo.
PASSO A PASSO PARA CONSTRUÇAO DO MOTOR ELETROSTATICO
BASE ISOLANTE DE MADEIRA GARRAFAS PLASTICAS FIXADAS NA BASE PAPEL ALUMINIO QUE VAI SER ENROLADO NAS GARRAFAS LEMBRANDO QUE O ALUMINIO É UM OTIMO CONDUTOR. AS GARRAFAS LATERAIS SÃO FIXADAS E NO CENTRO DA BASE UM PALITO DE