Corrente continua
2) Importância.
3) Utilizações.
4) Interligações do magnetismo e electricidade.
1) Lei de Faraday
Faraday realizou inúmeras experiências e em todas elas ele percebeu um fato bem comum que ocorria sempre que aparecia uma força eletromotriz induzida. Ao analisar todos os seus trabalhos, ele verificou que quando a força eletromotriz aparecia no circuito ocorria a variação do fluxo magnético nesse mesmo circuito. Faraday observou que a intensidade da f.e.m é cada vez maior quanto mais rápido ocorrer a variação do fluxo magnético. De forma mais precisa, ele verificou que durante um intervalo de tempo Δt o fluxo magnético varia ΔΦ, e dessa forma ele concluiu que a força eletometriz é dada pela razão entre variação do fluxo magnético e a variação do tempo.
O aparecimento da força eletromotriz foi denominado de indução eletromagnética e a expressão (ε = ΔΦ/ Δt) ficou conhecida como a Lei de Faraday da indução eletromagnética.
2) Lei de Biot-Savart
A Lei de Biot-Savart é uma equação do Eletromagnetismo que fornece o campo magnético gerado por uma corrente elétrica constante no tempo. Essa equação é válida no domínio da Magnetostática. Podemos dizer que a Lei de Biot-Savart é o ponto de partida para a Magnetostática, tendo assim um papel semelhante à Lei de Coulomb na Eletrostática.
Distribuições unidimensionais
Para distribuições unidimensionais de corrente, a lei de Biot-Savart possui a seguinte forma:
Nessa equação, é um elemento infinitesimal de comprimento ao longo do trajeto da corrente, é o vetor corrente elétrica e é o versor ao longo da linha que une o elemento infinitesimal de comprimento , cuja posição é , ao ponto de cálculo do campo :
Distribuições bidimensionais
Podemos escrever uma expressão análoga para distribuições bidimensionais de corrente:
Onde é a corrente por unidade de