teus
1482 palavras
6 páginas
Um corpo de massa 5 kg parte do repouso, no instante t= 0s, sob a Um corpo de massa 5 kg parte do repouso, no instante t=0s, sob a ação de uma
força
constante e paralela à trajetória e após 10 s adquire a velocidade de 20m/s (72
km/h).
Determine a energia cinética no instante t = 0 s e t’ = 10
Resp:
T=0, Energia Cinética igual a 0, porque está em repouso, não há velocidade.
T=10,
Ec=1/2mv²
Ec=1/2*5*20
Ec=50J
UEL-PR) No instante t=0, um corpo de massa 0,50 kg inicia um movimento de subida vertical, partindo do repouso, sob ação exclusica de seu peso e de uma força vertical, dirigida para cima e cuja intensidade varia com a distancia percorrida. Considerando g=10 m/s², a velocidade desse corpo, ao completar 10 metros de percurso, tem modulo igual, em m/s a ?
Answer
Follow
Watchlist
Best AnswerVoter's Choice
Tarso answered 2 years ago
A solução da questão requer uma figura, a qual encontrei no google, além do texto. Transcrevo, a seguir, o texto que achei no site
http://www.professoreduardo.com/wp-conte... :
"No instante t = 0, um corpo de massa 0,50kg inicia um movimento de subida vertical, partindo do repouso, sob ação exclusiva de seu peso e de uma força vertical dirigida para cima e cuja intensidade varia com a distância percorrida, conforme está ilustrado no gráfico a seguir. Considere g = 10,0m/s²."
A solução a seguir está de acordo com essa figura e esse texto. A figura que se apresenta é um gráfico da força F versus a distância d percorrida pelo corpo impulsionado por essa força. A área desse gráfico é, numericamente, igual ao trabalho realizado por essa força:
T(F) = (10,0 + 5,0).(10,0)/2 = 75 J (I)
No entanto, o peso realiza, também um trabalho nesse corpo, com o sinal contrário:
T(P) = - P.d = - [(0,5).(10)].(10,0) = - 50 J (II)
Portanto, o trabalho resultante que essas duas forças realizam sobre o corpo é:
T = T(F) + T(P) = 75 - 50 = 25 J (III)
Por outro lado, sabe-se que, de acordo com o