Kodaly
2.2.2 - Onde e quem iniciou a utilização do método?
Em 1950, aparece em Kecskémet a primeira escola com um programa de estudos especialmente voltado ao ensino da música. Marta Nemesszeghy antiga discípula de Kodaly, será sua grande impulsionadora. Nesta escola os alunos têm uma hora diária de música (de educação musical ou pratica coral). Depois dos brilhantes resultados ali conseguidos a escola passou a ser o exemplo vivo do bom ensino da música, formando músicos profissionais, mas principalmente um bom público de música clássica e excelentes músicos amadores. Nos vinte anos seguintes 130 escolas semelhantes apareceram por toda a Hungria e atualmente as escolas Kodaly existem no mundo inteiro com grande incidência na America do Norte e Japão.
2.2.3 – Como se propagou fora da Hungria?
Como compositor, em 1923 conseguiu uma consagração definitiva e fama mundial com sua obra “Psalmus Hungaricus”, composta especialmente para comemorar o 50º aniversario da unificação de Buda e Pest. Após essa apresentação ele foi convidado a viajar pela Europa regendo suas próprias composições, mas mesmo assim jamais abandonou o que ele considerava sua principal obra: a sistematização da música e divulgação da cultura húngara. Kodaly estava muito interessado nos problemas da educação musical, e escreveu uma grande quantidade de material sobre os métodos de educação musical, bem como compor uma grande quantidade de músicas para crianças. Começando em 1937, juntamente com o colega Jenö Adão, ele embarcou em um projeto de longo prazo para reformar o ensino da música na parte inferior e médio das escolas. Seu trabalho resultou na publicação de vários livros muito influente e teve um profundo impacto sobre a educação musical, tanto dentro como fora do seu país.
2.2.4 – Como ele é visto nos dias de hoje?
Hoje o método se espalhou por todo o mundo. Classes treinadas nos princípios Kodaly existem em toda parte. Existem hoje dois