Tetraciclina
DEFINIÇÃO:
Estudo do desenvolvimento pré-natal anormal
É a ciência que estuda todos os aspectos do
desenvolvimento pré-natal, incluindo o estudo das causas e da patogênese dos defeitos congênitos FATORES EXTERNOS PODEM AFETAR O DESENVOLVIMENTO
EMBRIONÁRIO E FETAL, UM DELES SÃO OS FATORES
AMBIENTAIS:
Agentes
químicos:
envolvem
substâncias
químicas
e
drogas.
Nas substâncias químicas pode-se citar os antibióticos, existem vários tipos, a seguir pode-se classificar segundo o grau de risco durante a gravidez:
Penicilina
(diversos
derivados), betalactâmicos, macrolídeos, cefalosporinas, quinolonas e cloranfenicol podem ser classificados na categoria B.
Sulfa, macrolídeos injetáveis são enquadrados na categoria C
Os antibióticos mais perigosos são os derivados da tetraciclina, e sulfas de longa duração, sendo enquadrados na categoria D.
TETRACICLINA
As tetraciclinas são um grupo de antibióticos usados no
tratamento das infecções bacterianas. Esta discussão referese a ambos grupos e em especial à própria tetraciclina. As ações dos outros membros do grupo são semelhantes.
São antibióticos produzidos por diversas espécies de Streptomyces, e algumas são semi-sintéticas. A denominação é devido à sua estrutura química, formada por quatro anéis.
A primeira tetraciclina foi descoberta no ano de 1948 e
recebeu o nome de aureomicina, e mais tarde o nome de clortetraciclina. A segunda tetraciclina descoberta foi a terramicina,
no ano de 1950, e posteriormente denominada oitetraciclina. A tetraciclina foi descoberta por Lloyd
Conover da farmacêutica Pfizer em 1953. A patente é de 1955. A partir desse momento, iniciou-se a busca por derivados semi-sintéticos que não possuem diferenças quanto as suas ações, que são:
Demeclocilina (1957);
Rolitetraciclina (1958);
Metaciclina e limeciclina (1961);
Doxiciclina (1962);
Minociclina e lauraciclina (1966).
Recebem a