Antibióticos: Estreptomicina e tetraciclínas
01.Explique por que não é recomendada a administração de estreptomicina durante a gestação.
R= Porque pode lesar o ouvido interno do feto e até provocar surdez.
02. Explique a interação medicamentosa, entre Gentamicina e Ampicilina.
R= A ampicilina faz com que ocorra uma inativação química dos aminoglicosídeos (classe de fármacos da gentamicina) e esses aminoglicosídeos possuem primariamente ação bactericida..
03. No tocante a resistência bacteriana, responda:
a) diferencie resistência adquirida, inata e cruzada.
R= Resistência inata é quando a bactéria já possui um mecanismo de defesa para determinado antibiótico. Resistência adquirida é quando o antibiótico seleciona as bactérias mais resistentes e possibilita seu crescimento e desenvolvimento. Essa seleção acontece porque em uma população de microorganismos existem diferenças genéticas que conferem características diferentes a cada um deles, assim, as bactérias mais sensíveis são eliminadas pelo antibiótico e aquelas resistentes se desenvolvem e transferem essa informação às suas células-filhas.
Resistência cruzada é quando há um mesmo mecanismo de resistência, e geralmente afeta fármacos da mesma família, contudo também pode afetar fármacos de famílias diferentes.
b) o desenvolvimento de resistência é um mecanismo de defesa bacteriano permanente ou passageiro?Justifique.
R= Permanente, pois as células bacterianas podem conter pequenas moléculas circulares de DNA denominadas plasmídios. Certos plasmídios possuem genes responsáveis pela síntese de enzimas que destroem um antibiótico antes que ele destrua a bactéria. Quando dois ou mais tipos de plasmídios R estão presentes em uma mesma bactéria, os genes de um deles podem passar para outro por