Antibioticos Singrid Luana Da Silva Oliveira

2545 palavras 11 páginas
FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA-FACEAR

Antibióticos

ARAUCÁRIA 2015
FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA- FACEAR

Singrid Luana da Silva Oliveira

Antibióticos

Araucária 2015
Introdução

O trabalho a seguir tem como objetivo analisar os antibióticos, buscando saber quais são os principais tipos, grupos funcionais, principais ativos, composição e ação no organismo.
Para realizar esta pesquisa, primeiramente fizemos um contexto histórico, explicando o processo de criação dos antibióticos, em segundo dividimos os antibióticos em diversos grupos para depois analisar cada um individualmente, obtendo o máximo de informações possíveis. Por último analisamos as composições dos principais antibióticos utilizados atualmente.
A metodologia utilizada para a realização deste trabalho, foi a pesquisa bibliográfica em vários sites acadêmicos, bem com sites da área da saúde, enriquecida com algumas leituras em livros didáticos e acadêmicos.

Antibióticos
Antibióticos são substâncias químicas derivadas de organismos vivos ou produzidos por eles, capazes de inibir processos vitais de outros organismos. Os primeiros antibióticos foram isolados de microrganismos, mas alguns são obtidos de plantas e animais superiores. A literatura registra milhares de antibióticos, dos quais muitos são de origem microbiana. Contudo, apenas algumas dezenas encontram emprego na medicina. Embora os antibióticos, em sua maioria, sejam produzidos por microrganismos, alguns resultam de modificação química de antibióticos conhecidos ou de metabólitos microbianos: por exemplo, penicilinas e cefalosporinas semi-sintéticas, tetraciclinas e rifamicinas modificadas, clindamicina e troleandomicina são apenas alguns. Há também antibióticos obtidos inteiramente por síntese, como é o caso de cloranfenicol. Alguns antibióticos são

Relacionados