Teste0123

1933 palavras 8 páginas
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003. 174 p.
Cleilton Sampaio de Farias**
Milton Santos foi geógrafo, professor emérito da Universidade de São Paulo, ganhador do prêmio internacional de Geografia Vautrin Lud, em 1994, e autor de 30 livros e
400 artigos científicos, publicados em diversos idiomas.
Nesta obra, Milton Santos faz uma crítica ao atual período do modo de produção capitalista, caracterizado pela globalização. Para isso ele usa o método dialético, e expõe de forma concatenada e coerente as formas de reprodução do capital sobre os povos, territórios e governos (política).
Em “Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal”,
Santos enfoca, através de constatação pessimista, a questão da globalização, para logo após finalizar com uma visão prognostica positiva, resultante do exercício dialético, visando encontrar nas contradições da sociedade atual, possibilidades de superação da mesma.
A idéia central contida neste livro e defendida teoricamente pelo autor é de que a globalização é um fenômeno reversível, podendo ser usada para o bem da humanidade. A isto enfoca: “Na realidade, o que buscamos foi, de um lado, tratar da realidade tal como ela é, ainda que se mostre pungente; e, de outro lado sugerir a realidade tal como ela pode vir a ser, ainda que para os céticos nosso vaticínio atual apareça risonho” (SANTOS, 2003, p.13).
O livro é formado por seis partes, divididas em capítulos, sendo que as seis partes se resumem em três intenções: 1) mostrar a globalização como fábula, enfocando como se deu o andamento do processo de criação e instalação nos espaços nacionais pelos Estados, que são os responsáveis pela construção de normas para a reprodução do capital no território, e as contradições existentes neste processo; 2) mostrar a globalização como perversidade, enfocando a violência do dinheiro e da informação na busca da

Relacionados