Estrutura para Relatórios
(A estrutura indicada é recomendada a todas disciplinas do curso)
•
CAPA
Deve conter os dados de identificação do relatório (Título, disciplina, nome do aluno, data, professor, curso, centro)
Se não for utilizado capa no trabalho, estes dados devem estar relacionados no topo da primeira página (cabeçalho).
•
SEQÜÊNCIA DA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO
1) Introdução: Destina-se a apresentação inicial do trabalho (resumo), situando o leitor no assunto abordado e indicando os objetivos.
2) Desenvolvimento: É onde concentra-se a descrição das atividades realizadas, sendo dividido em procedimentos teóricos e práticos:
-
Procedimentos teóricos: Destinado a descrição objetiva do assunto e da técnica utilizada na execução das atividades, apresentação de esquemas e circuitos utilizados, representações matemáticas (modelagens), fluxogramas, diagramas de blocos, etc.
-
Procedimentos práticos: Deve conter a relação dos equipamentos utilizados e suas características (para permitir a repetição fiel do experimento em caso de ocorrerem problemas). Destina-se à apresentação ordenada dos resultados obtidos, tais como: medições, cálculos, verificações e simulações. Recomenda-se o uso de tabelas e gráficos. Tabelas devem conter os símbolos e unidades das grandezas. Gráficos devem indicar claramente as unidades dos eixos coordenados, escalas e a que se referem (título). Cálculos devem ser indicados de forma clara, podendo ser omitidos quando forem repetitivos. Ocorrendo comparações entre valores práticos e teóricos
(medidos, calculados e simulados), devem ser relacionados lado a lado, preferencialmente sob a forma de tabela.
3) Análise de resultados: Onde são relacionadas as principais conclusões obtidas a partir da observação e apreciação dos resultados (dados, fenômenos, comparações, etc.) do trabalho. Sugestões, dúvidas e eventuais problemas encontrados podem ser relacionados.
4) Conclusão: Resumo do trabalho,