Exercicios de logica (dicas)
São Paulo – Quando raciocínio lógico aparece em um edital de concurso público, muitos candidatos ficam de cabelo em pé. Isso porque, a disciplina abrange, além de raciocínio lógico propriamente dito, temas de matemática básica - proporcionais, regra de três e porcentagem - e temas de matemática do ensino médio como, por exemplo, geometria, trigonometria, matrizes, análise combinatória e probabilidade. “Há muitos assuntos para poucas questões”, diz o professor Sérgio Carvalho, da LFG.
A dica que ele dá para não se desesperar na hora da prova é elaborar um programa de estudos com antecedência. “O ideal para quem quer se sair bem é fazer um estudo de médio prazo, a fim de tentar chegar ao dia da prova com o programa bem assimilado”, explica.
Outro conselho do professor é estudar por meio da resolução de provas anteriores da mesma banca. “Para fixar melhor todos estes conteúdos, nada melhor do que treinar a prática, solucionando questões à exaustão”, diz o professor.
Então, os concurseiros que vão encarar uma prova de raciocínio lógico podem começar a praticar com estas 36 questões que têm grau de dificuldade comparável às provas para quem tem nível médio. O gabarito do simulado está no final do documento e a seleção é do professor Marcos Luciano, também da LFG:São Paulo – Quando raciocínio lógico aparece em um edital de concurso público, muitos candidatos ficam de cabelo em pé. Isso porque, a disciplina abrange, além de raciocínio lógico propriamente dito, temas de matemática básica - proporcionais, regra de três e porcentagem - e temas de matemática do ensino médio como, por exemplo, geometria, trigonometria, matrizes, análise combinatória e probabilidade. “Há muitos assuntos para poucas questões”, diz o professor Sérgio Carvalho, da LFG.
A dica que ele dá para não se desesperar na hora da prova é elaborar um programa de estudos com antecedência. “O ideal para quem quer se sair bem é fazer um estudo de médio prazo, a fim de