Teste
A Escola, suas influências e métodos
A Universidade de Chicago foi fundada em 1895 a partir de uma grande doação feita por John D. Rockefeller e implantada pelo então Presidente William Harper. A proposta da universidade era inovadora em priorizar a pesquisa ao invés dos cursos correntes. Isso permitiu criar o Departamento de Sociologia e Antropologia e a editora da Universidade de Chicago, que colaboraram para difundir os estudos realizados e tornar a instituição a maior referência em pesquisa sociológica até o decênio de 30.
O período compreendido entre 1915 a 1940 teve um conjunto de trabalhos de pesquisas sociológicas e caracterizam-se como Escola de Chicago. Esses trabalhos foram realizados por professores e estudantes da universidade. O uso da expressão “Escola de Chicago” foi utilizado pela primeira vez de modo tardio, somente em 1930, quando Luther Bernard mostrou as escolas de sociologia existentes e suas diferenças.
A Escola de Chicago não possui uma homogeneidade de pensamento, proporcionando um lugar diferenciado na sociologia americana. A principal característica é a pesquisa empírica
tadeu
Título: O crescimento urbano e seus fenômenos. A vertente da Escola de Chicago por Robert Ezra Park e Louis Wirth.
Andréia Liguori, Cristianne Falsetti, Daniela Latorre, José Tadeu, Mariana Sampaio, Tatiana Araujo e Vanessa Valentim.
Professora: Volia Regina C. Kato.
1. Introdução. Breve introdução sobre a Escola de Chicago. 2. A Cidade: Sugestões para a Investigação do Comportamento Humano no Meio Urbano. PARK, Robert Ezra. 3. O Urbanismo como Modo de Vida. WIRTH, Louis. 4. Contexto atual. Conclusões.
As consequências do acelerado crescimento populacional descontrolado iniciado por volta de 1850, que naquela